Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
Gestão

Telecom Expense Management: o que é, e quais as principais funcionalidades e benefícios?

Telecom Expense Management

Se você chegou até aqui, é provável que já tenha lido alguns dos nossos conteúdos sobre Gestão de Telecom. Caso isso ainda não tenha ocorrido, convidamos você para adentrar nesse conhecimento, clicando aqui.

No entanto, quando falamos de telecom, há algumas metodologias que devemos conhecer, como é o caso do TEM – Telecom Expense Management. Você já ouviu falar dele? Ele é um meio para auxiliar a empresa estrategicamente a cuidar dos recursos e processos relacionados às telecomunicações, proporcionando um melhor desempenho dessa área.

Vale dizer que o TEM foi criado nos Estados Unidos, para gerenciar os custos de telecom das organizações. Entretanto, devido ao sucesso da ideia, as empresas de todo o mundo adotaram essa metodologia. Atualmente, o TEM está presente em países da África, Ásia, Europa e América Latina.

Pensando em todo êxito dessa solução, neste conteúdo, você vai saber em detalhes o que é Telecom Expense Management e quais as suas principais funcionalidades e benefícios. Continue com a gente!

O que é Telecom Expense Management – TEM e quais suas funcionalidades?

Antes de tudo, é importante dizer que Telecom Expense Management – TEM, significa “gerenciamento de despesas com telecomunicações”. Assim, concluímos que ele é uma metodologia desenvolvida para gerenciar todos os processos de telecomunicações de uma empresa. Em outras palavras, o TEM auxilia integralmente na Gestão de Telecom.

Vale destacar que o TEM pode ser implementado por meio de softwares de gestão, além de outras ferramentas que permitem um melhor acompanhamento das atividades de telecom. Essa metodologia possibilita a identificação de gargalos, bem como a redução de custos da empresa, por meio de decisões estratégicas.

Nesse sentido, podemos destacar as principais funcionalidades do TEM:

  • auditoria e contestação de faturas;
  • gestão de faturas;
  • gestão de contratos;
  • inventário de TI.

A seguir, você confere os detalhes dessas funcionalidades:

Auditoria e Contestação

A auditoria e a contestação de faturas são os processos que buscam por eventuais erros entre os serviços que foram contratados daquilo que foi cobrado. Ela é responsável pelo retorno sobre o investimento.

Gestão de faturas

A gestão de faturas, por sua vez, consiste no processo de gerenciar todas as faturas da empresa, evitando falhas de pagamento que acarretam juros e interrupção dos serviços. Quando a organização não tem uma boa Gestão de Faturas os setores podem ser comprometidos e o fluxo de caixa alterado.

Gestão de contratos

Embora a gestão de contratos pareça semelhante com a de faturas, ela engloba o gerenciamento de todas as informações relevantes de um contrato, tais como:

  • data de início e de expiração;
  • tarifas negociadas;
  • pacotes de serviços;
  • serviços inclusos;
  • dentre outros.

Assim, essas informações são inseridas no sistema de gerenciamento de custos dos serviços de telecomunicações para um melhor controle.

Inventário de TI

O inventário de TI é um dos processos mais complexos da Gestão de Telecom. Isso porque, para que ele seja realizado é necessário que todos os ativos da empresa sejam cadastrados no sistema.

Caso o gerenciamento esteja ineficiente, podem ocorrer novas aquisições de aparelhos sem necessidade, ampliando as chances dos custos subirem.

Quais são os principais benefícios do TEM – Telecom Expense Management?

A Telecom Expense Management oferece benefícios expressivos para a empresa, os quais auxiliam no aumento do rendimento e ainda na competitividade do negócio.

Nesse sentido, é fundamental destacar que a principal vantagem do TEM é o controle de custos dos serviços de telecomunicações. Por intermédio de um bom gerenciamento de ativos, por exemplo, a empresa evita gastar desnecessariamente com equipamentos que não precisa.

Além disso, com o Telecom Expense Management, a organização consegue acompanhar a todo o tempo as contas que possui. Assim, encontra mais facilmente os gastos excessivos e pode readequar seus orçamentos com as operadoras de telefonia.

Outro grande benefício do TEM, é ter todas as informações centralizadas em apenas um lugar, proporcionando uma visão ampla de consumo e custos de telecom. Desta forma, o gerenciamento é facilitado, especialmente no que tange as cobranças indevidas e possíveis contestações de fatura.

Por fim, mais do que os benefícios destacados acima, a adoção da metodologia TEM também gera maior previsão de custos, controle do ciclo de vida dos ativos e ainda melhoria na infraestrutura de TI. Isso sem contar que o Telecom Expense Management auxilia nas tomadas de decisões, minimizando os possíveis erros na organização.

Tire as suas dúvidas sobre Telecom Expense Management com a MOBIT SOLUÇÕES!

Chegamos ao fim e podemos concluir que o Telecom Expense Management – TEM é uma metodologia que ajuda no maior controle dos serviços de telecomunicações. Assim, quando aplicada na empresa, as demandas são otimizadas e automatizadas, possibilitando que os profissionais da empresa trabalhem com mais eficiência.

Contudo, se você ainda tiver qualquer dúvida sobre o assunto, a nossa equipe está pronta para ajudá-lo, basta clicar e entrar em contato conosco. Vale destacar que nós, da MOBIT SOLUÇÕES, somos pioneiros na entrega de soluções integradas para a Gestão de Telecom da sua empresa.

Se este conteúdo foi útil para você, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe para que mais pessoas interessadas sejam alcançadas. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *