Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
Gestão

O que é e para que serve a Gestão de TI?

Gestão de TI

A tecnologia, hoje, é algo tão presente em nosso cotidiano, que às vezes nos esquecemos como vivíamos antes dela, não é verdade? No mundo corporativo isso não é diferente, uma vez que os recursos tecnológicos são fundamentais para o bom andamento da empresa.

Entretanto, se a organização não entender a importância de contar com uma boa Gestão de TI, nem toda tecnologia do mundo será suficiente. Isso porque, a Gestão de TI existe para que os mecanismos digitais sejam seguros, funcionais e estratégicos.

É fato que atualmente são poucas as empresas que ainda mantém arquivos físicos e, devido a isso, é essencial que os digitais sejam bem gerenciados. Além disso, quando os recursos tecnológicos são bem administrados, eles funcionam de forma correta e otimizada, cooperando para a potencialização de resultados.

Pensando nesses benefícios, preparamos um conteúdo para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é e para que serve a Gestão de TI. Inclusive, destacamos os principais fatores que envolvem essa administração. Acompanhe, a seguir!

O que é e para que serve a Gestão de TI?

A Gestão de TI é o setor ou equipe responsável por gerenciar toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Nesse sentido, é normal que você pense que o objetivo desse tipo de gestão é a de manter os recursos tecnológicos funcionando. Além de implantar ou se desfazer daqueles que não atendem mais às necessidades da empresa.

Ou seja, quando os mecanismos digitais falham nos momentos mais inoportunos, a solução é acionar o setor de TI para não ficar não mão, não é mesmo? Um computador que trava na realização de uma tarefa, um smartphone que não reinicia após uma atualização e tantas outras situações que levam ao desespero.

Embora esse suporte seja algo muito conhecido pela maioria, a Gestão de TI, avançou muito durante os últimos anos e se tornou ainda mais estratégica. Assim, hoje ela oferece um conjunto de soluções que vão desde o suporte, até a segurança de dados e informações de um negócio.

Portanto, além das tarefas já conhecidas pela maioria, a Gestão de TI também é responsável por:

  • determinar as necessidades de TI para a empresa;
  • implementar novos softwares, hardwares e sistemas de dados;
  • administrar toda a infraestrutura de TI da organização, além de realizar as manutenções necessárias;
  • gerenciar os custos com a tecnologia;
  • controlar os contratos e licenças de softwares;
  • realizar o suporte técnico;
  • dentre outras funções.

Por intermédio das responsabilidades destacadas acima, a tendência é que a empresa tenha um aumento de produtividade. Isso porque, toda a tecnologia aplicada será de qualidade, e os recursos passarão sempre por manutenções periódicas, evitando, assim, possíveis problemas.

Além disso, no que diz respeito à cibersegurança do negócio, a Gestão de TI garante a proteção de todos os dados e informações confidenciais.

Quais são as principais atividades que compõem a Gestão de TI?

As principais atividades que compõem a Gestão de TI são:

Gestão de Inventário de TI

A Gestão de Inventário de TI é umas das atividades da Gestão de TI e consiste na realização de uma checagem periódica dos ativos de TI da empresa. Essa tarefa tem o objetivo de evitar desperdícios e reduzir os custos.

Por meio dela, são listados todos os ativos que compõem a estrutura de TI, categorizando-os em: softwares, hardwares, e periféricos, por exemplo. No entanto, além da quantidade, informações como: fabricante, modelo, n° de patrimônio, data de aquisição e garantia e se o ativo está ou não em uso, também devem ser registradas.

Desta forma, é possível ter um controle total das necessidades do setor de TI.

Gestão dos ativos de TI

Além do inventário, a Gestão dos ativos de TI também é uma das atividades que contempla a Gestão de TI. Ela consiste em controlar de forma contínua ou periódica todos os ativos da empresa, durante a sua vida útil.

Por meio desse tipo de gerenciamento, a organização consegue prever a necessidade de adquirir um novo equipamento, saber quais estão precisando de manutenção e até mesmo se algum precisa ser descartado. Inclusive, é possível avaliar a possibilidade de locação de equipamentos, caso a gestão mostre que determinado recurso é usado poucas vezes, por exemplo.

Vale destacar que a Gestão de ativos de TI não avalia somente os recursos físicos, ou seja, softwares também precisam ser acompanhados devido aos contratos, expiração de licenças, atualizações e assim por diante.

Gestão de equipe

Outra atividade importante da Gestão de TI é a gestão de equipe. Em outras palavras, é fundamental que os colaboradores da empresa sejam conscientizados sobre o uso da tecnologia. Isso pode ocorrer por meio de prestação de suporte ou treinamentos. O importante é que todos os profissionais façam o uso correto dos recursos e melhorem o desempenho nas tarefas.

Quais os benefícios da Gestão de TI?

Os benefícios da Gestão de TI são expressivos, começando pela tomada de decisão da empresa que passa a ser mais assertiva. Isso ocorre devido ao orçamento previsto de recursos, a partir de um histórico de uso e desempenho. Além disso, também é possível agir de forma preventiva e identificar falhas nos mecanismos digitais antes que elas, de fato, apareçam.

Essas vantagens contribuem para um melhor desempenho da empresa e produtividade da equipe. Em outras palavras, quanto mais recursos tecnológicos de qualidade o negócio fornece, mais eficiente o trabalho se torna.

Outro grande benefício da Gestão de TI, é o que diz respeito à segurança da empresa. Por intermédio de um gerenciamento eficiente, a organização não sofrerá nenhum tipo de ataque cibernético e nem vazamento de dados.

Esse ponto é muito importante e reflete, especialmente, na relação da empresa com seus clientes. Afinal, qualquer negócio que passe por uma disseminação de informações sigilosas, automaticamente fica com uma imagem manchada com os clientes que confiaram nele.

Deixe a Gestão de TI da sua empresa com a MOBIT SOLUÇÕES!

No decorrer deste conteúdo, vimos que a Gestão de TI é composta por uma série de atividades que alinham tecnologia ao objetivo estratégico da empresa. Assim, ela oferece meios e recursos para que os resultados sejam alcançados.

Nesse sentido, um inventário de TI ou uma Gestão de ativos podem parecer atividades simples. No entanto, quando aliados a uma gestão bem definida, geram dados e informações valiosas, que se tornam um diferencial relevante para o negócio.

Nós, da MOBIT SOLUÇÕES, somos uma equipe especializada e garantimos diferentes benefícios para a sua empresa por intermédio da nossa Gestão de TI. As melhorias vão desde a redução de custos, até a segurança dos dados e informações do negócio.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções, entre em contato agora mesmo com o nosso time. Ao deixar a Gestão de TI da sua empresa conosco, sua equipe poderá se concentrar nas demandas diárias, enquanto nós gerenciamos os recursos tecnológicos.

Se este conteúdo foi útil, deixe as suas impressões para enriquecê-lo e compartilhe para que mais pessoas interessadas sejam alcançadas. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *